Vendas do Dia dos Pais devem movimentar R$ 16,3 milhões em 2024, estima Fecomércio em RR
05/08/2024
Lojas de roupas e de perfumaria são as que mais devem faturar no período. Dia dos Pais é no próximo domingo (11). Dia dos pais será comemorado no próximo domingo (11)
Reprodução/Rede Amazônica Acre/Arquivo
As vendas referentes do Dia dos Pais, celebrado no próximo domingo (11), devem movimentar R$ 16,3 milhões no comércio em Roraima, conforma estimativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio) no estado.
👔 A estimativa é que as lojas de roupas sejam as que mais vão faturar neste Dia dos Pais. Em seguida, estão os estabelecimentos nos ramos de produtos de perfumaria e cosméticos e de utilidades domésticas e eletroeletrônicos. Somados, esses três segmentos devem responder por quase 75% das vendas totais no varejo com a data deste ano.
Com a projeção, a expectativa é que o cenário seja melhor que o do ano passado. Os dados da Fecomércio são com base na Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
"Após a queda apresentada em 2023, o valor deverá subir esse ano, apresentando um incremento real de 4,2%, já descontada a inflação, sendo esse o terceiro maior valor na série histórica, abaixo apenas das vendas ocorridas nos anos de 2021 e 2022", estima o assessor econômico da Fecomércio, Fábio Martinez.
Diferente do que ocorreu em 2021 e 2022, quando houve um aumento significativo no preço de bens e serviços mais consumidos no Dia dos Pais, a elevação média este ano deverá ficar na casa dos 2,9%.
Dos 13 grupos de itens analisados, três deverão estar mais baratos que no mesmo período de 2023: televisores (queda de 3,1%), computadores pessoais (redução de 4,1%) e aparelhos telefônicos (diminuição de 9,4%).
Por outro lado, outros itens estão com os preços mais elevando, entre ele os livros (alta de 12,9%), bebidas alcoólicas (elevação de 10,1%) e alimentação fora do domicílio (crescimento de 4,8%).
O Dia dos Pais no Brasil é celebrado sempre no segundo domingo de agosto. A data começou a ser instituída no Brasil em 1953, por uma sugestão do publicitário Sylvio Bhering – que propôs a comemoração inspirado na norte-americana.
📅 O primeiro Dia dos Pais brasileiro ocorreu no dia 14 de agosto de 1953, Dia de São Joaquim, pai de Maria, mãe de Jesus. Posteriormente, ele foi mudado para o segundo domingo de agosto. Outro país que celebra na mesma data é a ilha de Samoa, no Oceano Pacífico.