Idoso tem conflito solucionado após intervenção do Procon ALE-RR

  • 10/06/2024
(Foto: Reprodução)
Dívida inicial com instituição financeira, contratada por ligação telefônica, era de R$ 6 mil e caiu para R$ 1,2 mil após intermediação do órgão legislativo de defesa do consumidor Idoso contratou empréstimo por meio de ligação telefônica recebida Marley Lima/SupCom ALE-RR Antônio Reis tem 82 anos e se viu em uma situação difícil com uma instituição financeira. Ele recebeu uma ligação telefônica que resultou na contratação de um empréstimo. Contudo, desconfiou quando as parcelas começaram a ser descontadas na aposentadoria que recebe, pois os juros eram exorbitantes. “Eles estavam cobrando juros absurdos e os procurei via telefone diversas vezes, mas eles ficavam enrolando, dizendo que mais tarde me davam um retorno, o que nunca ocorreu. Todas as vezes que tentei resolver, alegavam um motivo. Como percebi que a instituição não tinha vontade de solucionar o problema, decidi buscar os meus direitos”, detalha o aposentado, que vive em Caracaraí, região Sul de Roraima. Foram dois meses de tentativas frustradas junto à empresa que oferece empréstimos até que Antônio levou o caso ao Procon Assembleia, órgão de defesa do consumidor da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). Em menos de uma hora de atendimento, a situação conflituosa foi resolvida, com parcelas mais em conta, sem os juros altos cobrados anteriormente. “No órgão, fui muito bem atendido. Nota 10! O mais importante é que foi resolvido. A equipe ‘botou para cima’, e uma dívida que ficaria em R$ 6 mil, ficou em R$ 1,2 mil. Ela me orientou e pediu que eu passasse isso para outras pessoas: não façam empréstimos por telefone, porque eles fazem o que bem entendem. A equipe também me disse que a lei não permite fazer operações de crédito por telefone”, disse. Procon orienta idosos a ficarem atentos a ligações Eduardo Andrade/ SupCom ALE-RR Direitos do consumidor são prioridade! O Procon Assembleia tem mais de 12 anos de atuação em Roraima, com o objetivo de defender os direitos consumeristas, orientar as empresas sobre o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e prezar pela relação harmoniosa entre quem compra e quem oferece os produtos. Para o presidente da Assembleia Legislaltiva, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), esse trabalho é primordial para a sociedade. Soldado Sampaio é presidente da Assembleia Legislativa Jader Souza/ SupCom ALE-RR “Nós, enquanto Poder Legislativo, devemos atuar para melhorar a vida das pessoas por meio de serviços que são essenciais para cada cidadão, como é o caso do Procon Assembleia. Às vezes, é um problema simples que pode ser solucionado sem precisar acionar o Judiciário e sem custo para o cidadão”, enfatizou Sampaio. O Procon Assembleia atua para evitar que as demandas sejam levadas para a Justiça, o que gera ainda mais dor de cabeça para o consumidor. Por isso, a presidente do órgão, deputada Tayla Peres, lembra que as ações têm sido intensificadas pelas equipes para que os serviços atendam cada vez mais os cidadãos. Deputada Tayla Peres é presidente do Procon Assembleia Nonato Sousa/ SupCom ALE-RR “Temos feito panfletagem nas lojas, nos semáforos, campanhas nas redes sociais, para que as pessoas conheçam seus direitos e deveres e saibam como proceder, caso tenham alguma situação conflituosa. Quero reforçar que o órgão estará sempre de portas abertas para receber os cidadãos que precisam desse auxílio”, declarou a parlamentar. Atenção redobrada O diretor do Procon Assembleia, Aldo Carvalho, explicou que o caso de Antônio Reis, que iniciou esta reportagem, reflete como os idosos são um público hipervulnerável para o Código de Defesa do Consumidor. Aldo Carvalho está na diretoria do órgão de defesa do consumidor Eduardo Andrade/ SupCom ALE-RR “Ele é mais vulnerável ainda, já que não tem discernimento sobre algumas coisas e está mais suscetível a golpes, as pessoas o enganaram. Por isso, temos uma demanda gigantesca em relação a empréstimos em instituições financeiras, juros muito altos, às vezes não se sabe qual é o direito durante uma negociação e acaba assumindo uma prestação altíssima. Por isso, é preciso manter a atenção e não contratar nada por telefone”, detalhou. O Procon Assembleia realiza atendimentos presenciais de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Avenida Ataíde Teive, 3510, bairro Buritis, onde fica a sede da Superintendência de Programas Especiais. Também disponibiliza o serviço via WhatsApp através do (95) 98401-9465 ou site. Procon Assembleia atende presencialmente na avenida Ataíde Teive e de maneira remota Marley Lima/ SupCom ALE-RR “Qualquer cidadão pode nos procurar para que possamos orientá-lo da melhor forma possível. O Procon Assembleia é parceiro na defesa dos direitos do consumidor e estamos sempre à disposição para orientar, esclarecer dúvidas e solucionar problemas relacionados a compras, serviços e relações de consumo em geral”, encerrou Aldo.

FONTE: https://g1.globo.com/rr/roraima/especial-publicitario/assembleia-legislativa-de-roraima/noticia/2024/06/10/idoso-tem-conflito-solucionado-apos-intervencao-do-procon-ale-rr.ghtml


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