Família voltava para a Venezuela junto com cachorrinha em avião que caiu; vídeo mostra criança brincando com o animal horas antes da viagem
10/08/2024
Josgledys Gonzalez e Maria Parra, mãe e avó do menino, também morreram no acidente. Amiga relatou que família fez tramites para poder levar para Venezuela a cachorra Luna. Vídeo mostra criança que morreu em queda de avião brincando horas antes de acidente
Imagens gravadas na sexta-feira (9) mostram o menino venezuelano Joslan Perez, de 4 anos, brincando com a cachorrinha Luna horas antes de embarcarem no avião que saiu de Cascavel, no oeste do Paraná, e caiu na tarde de sexta-feira (9) em Vinhedo, no interior de São Paulo SP.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Nas imagens, os dois correm em um quintal e brincam com uma bola. Assista ao vídeo acima.
Além de Joslan, a mãe e avó dele, identificadas como Josgledys Gonzalez e Maria Parra, também morreram.
A aeronave tinha como destino Guarulhos, em São Paulo. Estavam a bordo 58 passageiros e 4 tripulantes, segundo a Voepass Linhas Aéreas, antiga Passaredo, companhia aérea dona da aeronave. Ninguém sobreviveu.
Veja lista de ocupantes do avião que saiu de Cascavel e caiu em Vinhedo
"O [vídeo] foi gravado ontem, antes deles viajarem, eu fui ajudar eles a carregarem e venderem os últimos móveis porque eu tinha ajudado nos tramites para levar a cachorrinha", contou uma vizinha da família, a protetora de animais Thaiza.
Família venezuelana vítima de queda de avião em São Paulo.
Arquivo pessoal
LEIA MAIS:
Ex-goleiro de futsal e esposa fisioterapeuta estão entre vítimas
'Morreram 58 passageiros e eu seria o número 59', diz veterinário que se atrasou por 2 minutos e não conseguiu embarcar no avião
Familiares de vítimas embarcam para SP
Família levou golpe antes da viagem
A vizinha contou que a criança nasceu na Venezuela e a mãe dele, Josgledys Gonzalez, o trouxe ao Brasil devido a um problema de saúde. Depois de a criança fazer um tratamento em São Paulo, eles se mudaram para Cascavel, no oeste do estado.
O menino, a mãe dele, a avó e a cachorrinha embarcaram no voo com o objetivo de chegar à Venezuela, onde fariam documentações para que pudessem ir para a Colômbia, onde vivem parentes da avó Maria Parra.
Luna viajava com a família no avião que saiu de Cascavel e caiu em Vinhedo
Associação Cidadã de Proteção aos Animais - Cascavel
Dias antes da viagem, conforme Thaiza, a família foi vítima de um golpe financeiro e conhecidos se mobilizaram para ajudá-los.
"Como ela [mãe do menino] levou golpe na internet no sábado passado, eles ficaram sem comida, nem nada, e fizemos uma vaquinha entre vizinhos para ajudar com o mercado e ter dinheiro para viajar", relembrou.
Thaiza contou também que o menino chorou com a possibilidade de não levar a cachorrinha para o novo lar e mãe dele a procurou para os tramites necessários para que o animal também viajasse.
Vídeo mostra criança e cachorra que morreram em queda de avião brincando horas antes de acidente
Reprodução
LEIA MAIS:
Farmacêutica que morreu estava indo visitar a família
Advogada que morreu usava redes sociais para orientar passageiros que tiveram problemas com companhias aéreas
Médico que foi vítima viajava para conhecer o neto de dois meses
A queda
Avião com 62 pessoas a bordo cai em Vinhedo
A Voepass Linhas Aéreas, antiga Passaredo, companhia aérea dona da aeronave, divulgou um telefone, disponível 24h, para prestar informações a familiares de vítimas, colaboradores e interessados: 0800 9419712.
Em nota, a companhia disse priorizar "prestar irrestrita assistência às famílias das vítimas" e que colabora com as autoridades para apuração das causas do acidente.
Segundo a VOEPASS Linhas Aéreas, a aeronave decolou de Cascavel sem nenhuma restrição de voo, com todos os seus sistemas aptos para a realização da operação.
Avião que caiu em Vinhedo, SP, ficou destruído
Arquivo pessoal
O avião saiu de Cascavel às 11h46 e pousaria em Guarulhos. A aeronave caiu em um condomínio no bairro Capela, em Vinhedo.
De acordo com a companhia aérea, as vítimas estavam em um avião turboélice de passageiros, modelo ATR-72.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) lamentou o acidente e disse que vai monitorar "a prestação do atendimento às vítimas e seus familiares pela empresa, bem como adotando as providências necessárias para averiguação da situação da aeronave e dos tripulantes".
A Polícia Federal instaurou inquérito para investigar o acidente.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias da região em g1 Oeste e Sudoeste.